Coronavírus: tire suas dúvidas
Coronavírus: tire suas dúvidas
Última atualização, 14/01 às 16:26h
Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Combater a epidemia é uma tarefa de todos! Juntos, vamos vencer essa batalha.
Sintomas
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
Prevenção
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Teleconsulta
Se você tiver os sintomas da Covid-19, não saia de casa. Faça uma teleconsulta por vídeo com nossos médicos, 24h por dia. Pelo site ao app. Clique aqui.
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Cobertura do exameO Hapvida Saúde está seguindo todas as recomendações feitas pela ANS e Ministério da Saúde.
Quando procurar a unidade e exame?
Deve procurar avaliação médica quem apresentar febre e sintomas respiratórios (tosse ou dificuldade para respirar) e tiver histórico de viagem para área de transmissão, ou de contato próximo com caso de infecção pelo covid-19, nos últimos 14 dias. A respeito dos exames, eles são realizados de acordo com a indicação do médico.
O Hapvida Saúde está seguindo todas as recomendações feitas pela ANS e Ministério da Saúde.
Quem deve realizar o teste?
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a partir da consulta de urgência, o médico vai sinalizar a necessidade de realização do teste, com base na gravidade dos sintomas apresentados e do perfil de risco do paciente.
Onde posso fazer o teste?
Todas as nossas unidades de urgência e emergência (Hospitais e Prontos Atendimentos) estão realizando atendimento para quem suspeita ou apresenta sintomas para o coronavírus. Se o médico entender a necessidade do exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), ele vai solicitar a coleta, que também está sendo realizada nas nossas unidades de urgência e emergência.
Para saber nossos endereços, acesse o link: http://bit.ly/RedeExclusivaHapvida
Em quanto tempo sai o resultado?
De acordo com o Ministério da Saúde a liberação se dá de acordo com o prazo dado pelo laboratório responsável pela realização do exame, que é de 7 dias. Esse prazo pode ser alterado conforme a demanda solicitada.
A partir do momento que a pessoa testa positivo para o novo coronavírus, o que ela deve fazer? É recomendada a internação? A pessoa faz o tratamento em casa?
Não é recomendada a internação. A internação é necessária somente em caso de descompensação respiratória, como acontece nas demais síndromes gripais. A orientação, quando o resultado dá positivo é o isolamento domiciliar e social, com o máximo rigor. Em relação ao tratamento em casa, é preciso que os pacientes sigam todas as recomendações dadas pelo profissional médico e retorne à unidade hospitalar, caso haja intensificação ou piora dos sintomas.
Tenho parente/conhecido internado em uma unidade do Hapvida, posso fazer visitas?
Diante do alto fluxo de pacientes com sintomas respiratórios em nossas unidades, ocasionado também pelo Coronavírus, a partir do dia 20 de março de 2020, só será permitida a entrada de 01 acompanhante para pacientes idosos, crianças, gestantes, menores de 18 anos e portadores de necessidades especiais nas nossas unidades de urgência, emergência e Prontos Atendimentos (PAs). Essa decisão é pensando na saúde de todos, pois evita que pessoas sejam expostas ao vírus sem necessidade.
Por que eu devo ficar em casa e evitar aglomerações?
O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social (evitar aglomerações, por exemplo) para pessoas sem sintomas. A redução do contato social diminui as chances de transmissão do vírus. A mudança de comportamento e rotina é fundamental no enfrentamento do coronavírus. Adote horários alternativos para evitar aglomeração de pessoas, como ir ao supermercado, por exemplo, fora do horário de pico. Lembre-se: esse é um período da nossa vida que vai passar, pois a pandemia tem um ciclo.
Como faço para pagar ou negociar o meu boleto do plano de saúde?
Para boletos vencidos, a opção de negociação disponível no momento é o pagamento no cartão de crédito. Detalhes sobre parcelamento, basta entrar em contato com a central de negociação no 4020-9093 e verificar as condições.
Caso deseje pagar em dinheiro, pode pagar o boleto em qualquer local até 90 dias do vencimento, é possível realizar os pagamentos on-line (App bancário, internet banking) e, até o momento, os bancos e lotéricas continuam funcionando, houve apenas ajuste no horário de funcionamento.
Se o boleto estiver vencido há mais de 90 dias, também deve procurar a negociação no 4020-9093.
O Sistema Hapvida Saúde segue as orientações do Ministério da Saúde e, por isso, suspendeu as consultas eletivas devido ao período de quarentena. Fazemos isso para proteger você e sua família e, também, para combater o avanço do COVID-19. Nossos serviços de urgência e emergência continuam funcionando normalmente. Reforçamos a importância de manter o pagamento do seu plano em dia, pois isso é essencial para sua saúde e para o pleno funcionamento da nossa Operação. Por esse motivo, não serão concedidas prorrogações ou descontos aos beneficiários do plano. Contamos com sua compreensão!
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Tenho parente/conhecido internado em uma unidade do Hapvida, posso fazer visitas?
Diante do alto fluxo de pacientes com sintomas respiratórios em nossas unidades, ocasionado também pelo Coronavírus, a partir do dia 20 de março de 2020, só será permitida a entrada de 01 acompanhante para pacientes idosos, crianças, gestantes, menores de 18 anos e portadores de necessidades especiais nas nossas unidades de urgência, emergência e Prontos Atendimentos (PAs). Essa decisão é pensando na saúde de todos, pois evita que pessoas sejam expostas ao vírus sem necessidade.
Estou gestante, meus atendimentos continuam?
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Por que eu devo ficar em casa e evitar aglomerações?
O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social (evitar aglomerações, por exemplo) para pessoas sem sintomas. A redução do contato social diminui as chances de transmissão do vírus. A mudança de comportamento e rotina é fundamental no enfrentamento do coronavírus. Adote horários alternativos para evitar aglomeração de pessoas, como ir ao supermercado, por exemplo, fora do horário de pico. Lembre-se: esse é um período da nossa vida que vai passar, pois a pandemia tem um ciclo.
Como faço para pagar ou negociar o meu boleto do plano de saúde?
Para boletos vencidos, a opção de negociação disponível no momento é o pagamento no cartão de crédito. Detalhes sobre parcelamento, basta entrar em contato com a central de negociação no 4020-9093 e verificar as condições.
Caso deseje pagar em dinheiro, pode pagar o boleto em qualquer local até 90 dias do vencimento, é possível realizar os pagamentos on-line (App bancário, internet banking) e, até o momento, os bancos e lotéricas continuam funcionando, houve apenas ajuste no horário de funcionamento.
Se o boleto estiver vencido há mais de 90 dias, também deve procurar a negociação no 4020-9093.
O Sistema Hapvida Saúde segue as orientações do Ministério da Saúde e, por isso, suspendeu as consultas eletivas devido ao período de quarentena. Fazemos isso para proteger você e sua família e, também, para combater o avanço do COVID-19. Nossos serviços de urgência e emergência continuam funcionando normalmente. Reforçamos a importância de manter o pagamento do seu plano em dia, pois isso é essencial para sua saúde e para o pleno funcionamento da nossa Operação. Por esse motivo, não serão concedidas prorrogações ou descontos aos beneficiários do plano. Contamos com sua compreensão!
Caso ainda necessite, você pode entrar em contato,
Call Center 24h (Capitais): 4002.3633 ou 4020.3633
Call Center 24h (Pernambuco): 4002.2870
Call Center 24h (Interiores e capitais): 0300 313 3633
Marcações de consultas e exames: 6h às 22h
SAC 24h (exclusivo para telefones fixos):
0800 280 9130
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