Câncer de mama: prevenção e cuidados
Câncer de mama: prevenção e cuidados
Incômodos, manchas e alteração na pele que recobre o local do nódulo podem ser sinais de câncer de mama, doença comum entre mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados neste ano no País. Em referência ao Outubro Rosa, o Hapvida informa os principais cuidados para manter uma vida com mais saúde.
Fatores de risco
Embora não tenha uma causa única, o câncer de mama pode ser adquirido por diversos indicadores, como idade, história reprodutiva, fatores genéticos e hereditários. Mulheres com idade a partir dos 50 anos são mais propensas a desenvolver a doença.
Toque suas mamas
A detecção precoce aumenta as chances de um tratamento mais eficaz e, consequentemente, a cura. Recomenda-se que as mulheres façam o toque das mamas sempre que necessário.
Primeiros sinais
Um nódulo fixo e geralmente indolor é a principal manifestação da doença. Outros sintomas também podem ser visíveis, como pele da mama avermelhada ou com textura de casca de laranja, alterações no bico do peito, pequenos nódulos na axila e saída de líquido anormal da mama.
Tratamento
O tratamento pode se diferenciar de acordo com o estado da doença, idade e status menopausal. As modalidades podem ser divididas em tratamento local, com cirurgia e radioterapia, e tratamento sistêmico, a base de quimioterapia.
Rainhas também usam lenço
Uma das áreas mais afetadas do corpo após os medicamentos de câncer de mama é a cabeça. Os cabelos caem, mas a autoestima e autocuidado devem permanecer firmes. O Banco de Lenços é um projeto de doações de lenços para mulheres que estão em tratamento. www.bancodelencos.com.br.